sexta-feira, 12 de maio de 2017

Participação da África no Conhecimento Humano

A África possui uma diversidade cultural imensa, cerca de 70 diferentes grupos étnicos em alguns países, por isso deve sempre ser observada com um olhar amplo, e não com uma visão eurocêntrica, pois a verdadeira história africana foi ocultada pelos colonizadores europeus. A ideia que se tem da África de acordo com a historiografia alienada de uma visão preconceituosa é de que é um continente que o civilizado ainda não chegou, cujo todo o povo, são seres selvagens, repugnantes, debilitados, imorais e, por isso, não possui nenhum conhecimento que sirva para o resto do mundo, um povo miserável.

Há séculos a África é explorada pelas potências mundiais, é o continente menos desenvolvido do planeta, porém existem riquezas, mesmo sendo marcado por sinais de pobreza, possuindo enormes riquezas minerais e energéticas, mas por conta de uma má estrutura governamental as desigualdades são extremas e a pobreza se alastra. Por isso é tão difícil identificar os traços do passado intelectual e científico desses povos em nossa realidade. Além da visão racista que a cor negra é inferior.

Historiadores, arqueólogos e vários outros pesquisadores, lutam para quebrar os paradigmas da historiografia eurocêntrica da África. Foram encontrados, no continente, vários sítios arqueológicos que identifica que foi lá que surgiu a primeira civilização humana: o Egito, com todo seu mistério, sua arquitetura, matemática astronomia, é um exemplo da criatividade e inteligência humana.
Resultado de imagem para egito




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Economia na Bahia Republicana e em Pintadas-BA​

No período da Primeira República o estado da Bahia foi vítima de uma considerável negligência por parte do Governo brasileiro. Que favorecia...

Popular