domingo, 17 de dezembro de 2017

O processo de povoamento da cidade de Pintadas

        Compreender como aconteceu o processo de povoamento  do município de Pintadas não é uma tarefa fácil, a ausência de documentos escritos impedem conhecer a verídica historia dessa jovem cidade. A única opção é ouvir os relatos de moradores mais antigos, que apresentam versões sobre sua trajetória, mas em alguns pontos há algumas distinções .
         Dentre essas versões, existe uma que é mais conhecida pela população, que ao longo desse texto iremos tratar.
         Segundo as fontes orais encontradas na região, o primeiro habitante da cidade foi o Sr. Manoel Gonçalves e sua mulher D. Anastácia Gonçalves, que a mais de um século vieram da região de Feira de Santana em busca de uma vida melhor, ao chegar a essa região, denominada Lagoa do Bamburrá, se atraíram pela fertilidade das terras e então resolveram  habitar essas terras. Se dedicou a criação de gado  e a agricultura. Sr. Manoel tinha o habito de criar vacas pintadas, daí a origem do nome da cidade, Pintadas.
          Com o passar dos anos várias famílias foram atraídas pela região, e logo a fazenda se tornou uma vila. Com a ajuda dos fiéis que ali passaram a morar, Manoel e Anastácia construíram uma capela, denominada Capela de Bom Jesus de Pintadas. A vila não parou de crescer, se tornando um povoado.
            Não esquecendo da figura do Sr. Honorato Gonçalves, um homem que muito lutou com os demais moradores para o desenvolvimento do povoado até torna-lo distrito. 
          Enfim, no dia 31 de Setembro 1937, o povoado foi instituído distrito de Pintadas, sendo subordinado ao município de Ipirá.
           Em 09 de maio de 1985, Pintadas finalmente conquistou sua emancipação política, tendo como primeiro prefeito O Sr. Eufrásio.
A imagem pode conter: texto
Resultado de imagem para pintadas bahia fotosResultado de imagem para pintadas bahia fotos


                Analisando a política da  cidade, observamos que ainda existe algumas características da República Velha , principalmente da segunda fase. Apesar de não existir mais os grandes coronéis "governadores", Os influenciadores políticos da cidade são grandes comerciantes e fazendeiro. A administração de Pintadas não é subordinada a eles, mas é evidente a presença de alianças entre esses influenciadores e os partidos em troca de apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Economia na Bahia Republicana e em Pintadas-BA​

No período da Primeira República o estado da Bahia foi vítima de uma considerável negligência por parte do Governo brasileiro. Que favorecia...

Popular