segunda-feira, 8 de maio de 2017

Diversidade cultural africana

O Brasil é herdeiro de hábitos, tradições que foram legadas pelas três matrizes dos povos formadores da cultura brasileira: o europeu, o índio e o africano. Da África vieram 3,8 milhões de pessoas para trabalhar como escravos no Brasil. Segundo o historiador Luis Felipe de Alencastro (200) "dez milhões de escravos africanos desembarcaram no continente americano entre os séculos XVI e XIX". Por isso podemos perceber o quanto os africanos trouxeram consigo influências para o Brasil.
A África com seus cinquenta e três países, povoada por quase 800 milhões de habitantes apresenta também grande diversidade cultural. A Nigéria é habitada por 250 grupos étnicos, os quais vem de quatro etnias diferentes: houçás (21% da população) e fulas (9%) no norte do país, iorubás (20%) no sudoeste e ibas (16%) no sudeste. Eles se diferenciam pelo idioma, história e costumes, também pelo tamanho, poder e influência.
Não se pode deixar de citar também a África das savanas e das florestas tropicais com a diversidade exuberante da fauna e flora. A África é um complexo de milhares de culturas diferentes. Na religião, no idioma, na maneira de vestir, na alimentação, na organização social, política, da produção econômica, e até nos traços físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Economia na Bahia Republicana e em Pintadas-BA​

No período da Primeira República o estado da Bahia foi vítima de uma considerável negligência por parte do Governo brasileiro. Que favorecia...

Popular