sábado, 16 de dezembro de 2017

Papel da igreja (influências)





A igreja católica é, historicamente, uma instituição muito relevante e importante na vida da comunidade e da sociedade. Ligada tanto na política quanto na economia, porém esta ligação foi sempre voltada para seus próprios benefícios, embora possam ocorrer práticas que auxiliem na solidariamente na comunidade.
Não se sabe ao certo quando surgiu a religiosidade em Pintadas, mas segundo a freira irmã Velzy, em 1984 após sua chegada ao município, já existiam 14 comunidades lideradas pelo Sr. Norberto Gonçalves de Almeida e seus familiares que eram pessoas de fé fervorosa.
Em Pintadas a igreja católica e seus representantes teve um papel fundamental no desenvolvimento do lugar. Sempre olhando para os mais necessitados e buscando formas de melhoramento da vida e do trabalho.
Foram criadas pela igreja local Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), para suprir não apenas as necessidades espirituais, mas também as carências cotidianas. Através dos movimentos solidários popularmente conhecidos como ‘’ boi roubado’’, (ou seja, quem foi beneficiado com a ajuda na lavoura oferece um almoço), ‘’ baleia’’ (que é o dia em que todos trabalham para ajudar o outro) e mais. Dessa forma, os mutirões estavam a serviço da comunidade para o que precisassem. Segundo relatos, quando alguém não tinha casa a igreja organizava mutirões e construía moradia.
A igreja também foi decisiva na recuperação de 250 hectares de terras tomadas de 16 famílias por um grileiro, num conflito que durou dois anos, na região denominada Lameiro. Com a persistência da igreja e ajuda do sindicato conseguiram que as terras fossem devolvidas às famílias.
Além disso, a igreja também esteve presente assiduamente nas decisões políticas do lugar, juntamente com os representantes políticos buscava melhorias para a população pintadense. Esse processo de conscientização social e solidariedade marcou a história de Pintadas.

Se contrapondo à igreja católica no período republicano da Bahia, pois, além de a igreja ser aliada também exercia poder na política. Embora, após a república, haveria a separação entre estado e igreja, com o estabelecimento do estado laico. Assim, a igreja só se interessava em obter poder, terras e privilégios, dificilmente se mobilizava para ajudar os mais pobres, como aconteceu em Pintadas.



Igreja de Pintadas-Ba









Referências:
http://www.unicamp.br/~aulas/Conjunto%20I/4_4.pdf
https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/1603b8a36fcb1a0d?projector=1
https://www.google.com.br/search?q=fotos+da+igreja+no+periodo+republicano+baiano&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwi34O-MjYzYAhUDPZAKHe6TBwwQsAQIJw&biw=1366&bih=662
http://paroquiadepintadas10.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Economia na Bahia Republicana e em Pintadas-BA​

No período da Primeira República o estado da Bahia foi vítima de uma considerável negligência por parte do Governo brasileiro. Que favorecia...

Popular